Marcação de Consulta: 71 3234.9399

Aumentar fonte: A+ A A-

Institucional

HOSPITAL HUMBERTO CASTRO LIMA - HHCL
Hospital de Referência em Oftalmologia
 
Esta história começa com um sonho de um idealista - o Professor Humberto Castro Lima. Oftalmologista renomado, ele tinha um objetivo de ajudar as pessoas mais carentes em uma época em que não existia o SUS - Sistema único de Saúde- e os cidadãos sem carteira assinada não tinham direito à saúde pública, sendo consideradas indigentes. Visando combater essa carência, homem forte e obstinado, o Doutor foi capaz de sugerir e realizar grandes feitos, pois tinha verdadeiramente um foco de trabalho bem definido, o de servir os outros.
 
Neste cenário,  para atender as pessoas necessitadas, em 10 de outubro de 1959 em uma singela casinha de madeira no centro da cidade nasceu o Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira - IBOPC. 

O sonho virou realidade e apenas dois anos após sua inauguração, o IBOPC se mudou para uma bela casa no bairro do Canela, nosso endereço atual, o qual, em 1986, o Conselho Deliberativo da Instituição decidiu chamar de Hospital Humberto Castro Lima, em justa homenagem a seu fundador.                                             
 
A casinha de madeira cresceu e virou um hospital, edificado como centro de referência no tratamento da visão e da cegueira, possuindo 7 andares, 4.250,17m² de área construída, equipados com 5 salas cirúrgicas, 61 leitos, 11 consultórios e 9 salas de exames. Nessas instalações, por ano, são prestados 140.000 atendimentos em média, além de funcionar como um Hospital Escola, com uma das melhores Residências do País.
 
Portanto, ao longo de mais de meio século de existência, o HHCL orgulha-se de desempenhar um importante papel na sociedade baiana, por meio da prestação de seus serviços oftalmológicos humanizados e de alta qualidade.
QUEM SONHOU E REALIZOU O SONHO

Humberto de Castro Lima nasceu em 3 de outubro de 1925, em Salvador, filho de Cesar de Castro Lima e Leonor Damásio de Castro Lima.
 
“Minha mãe”, disse Humberto, “era amiga e conselheira, pequena e forte; meu pai era alto, corajoso, afetuoso e explosivo”. E mais: “Vi o Unhão, onde mergulhávamos do seu guindaste, em saltos nem sempre muito ornamentais. Vi os fortes da Gamboa, de São Pedro, de Santo Antônio, de Santa Maria e do Farol da Barra. Vi o Passeio Público, com seu zoológico. Vi meninos de São Raimundo, de Brotas, do Rio Vermelho, do Campo da Pólvora, dos Aflitos, meninos e adolescentes em bandos organizados, heróicos, treinando para serem adultos, lutando entre si e conquistando terrenos mais imaginários que reais, ao longo do processo em que a fantasia da conquista ou da perda de tudo, da glória ou da desgraça, do poder e da subjugação, da punição ou do perdão, do ser herói ou ser covarde, do ser astuto ou inocente, foram aos poucos cedendo lugar, ao passar dos anos, à realidade da vida”.
 
Realizou os preparatórios em Salvador e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual foi diplomado em 1948.
 
Procurando adquirir sólida formação em oftalmologia, seguiu para os Estados Unidos, onde fez pós-graduação como Junior Resident, Senior Resident e Cirurgião no New York Eye Ear Infirmary. Em 1970, voltou ao mesmo centro para ampliar seus conhecimentos.
 
Sua participação em congressos nacionais e internacionais, prêmios e honrarias, cursos de extensão e especialização, fizeram do jovem oftalmologista um dos mais conhecidos e conceituados do país.
 
Doutor em Medicina, Docente-livre, Assistente de Clínica do New York Eye and Ear Infirmary, Assistente de Clínica Oftalmológica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Professor Catedrático, por concurso.
 
Idealizador, fundador e diretor do Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC), Presidente de Honra e Coordenador Geral da Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências, Humberto de Castro Lima serviu, com tenacidade, idealismo e extraordinário esforço, às mais nobres aspirações da sociedade baiana.
 
Por tudo que foi e por tudo o que fez como médico, professor, cidadão e educador, merece o reconhecimento da classe médica e de todos quantos foram por ele beneficiados.
 
Faleceu em 2 de julho de 2008, na cidade do Salvador, depois de ter prestado inúmeros benefícios à terra que lhe serviu de berço.


* Texto Biográfico  Humberto Castro Lima concedido pleno Núcleo de Comunicação e Marketing da Escola Bahiana de Medicina e saúde Pública.
MISSÃO
 
Garantir a excelência na prestação de serviços especializados em oftalmologia, tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças oculares, de forma igualitária, humanizada, com responsabilidade social e ambiental e na educação de médicos oftalmologistas. 
 
VISÃO
 
Ser o melhor hospital oftalmológico, um centro de referência no atendimento, ensino e pesquisa do Nordeste até 2019.

VALORES
 
Ética e Transparência: é a maneira como a Instituição se apresenta. Comunicamos nossas políticas e resultados de forma clara e ampla, agindo com integridade, respeitando as leis e os princípios éticos da sociedade.
 
Sustentabilidade: Atuamos de forma segura e financeiramente saudável com responsabilidade social e ambiental. 
 
Respeito à diversidade: respeitamos as diferenças e promovemos a inclusão social percebendo o outro como igual. 
 
Pessoas: valorizamos o indivíduo e acreditamos no espírito de equipe. Novas ideias e opiniões diferentes são sempre bem vindas e confiamos em nossos colaboradores. 
 
Confiabilidade: cumprimos o que prometemos e assim construímos relações de respeito mútuo com nossos pacientes, fornecedores e colaboradores. Somos uma Instituição de credibilidade. 
 
Qualidade: buscamos a melhoria contínua das pessoas, dos processos e o controle de resultados por indicadores de desempenho para promover um ambiente de alta performance.
 
Aprender e ensinar: disponibilizamos-nos a aprender com nossos erros e acertos, compartilhando nossas experiências para contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional de todos, fortalecendo a Instituição como uma comunidade de aprendizagem.
 
COMPROMISSO, ATENDIMENTO HUMANIZADO E INFRAESTRUTURA

Aqui no Hospital Humberto Castro Lima - HHCL cada paciente é tratado de forma personalizada, com respeito e carinho, em uma relação de confiança que é estabelecida desde o primeiro contato.
Para nós que temos um parque tecnológico de ponta e um dos melhores centros cirúrgicos para oftalmologia do Brasil, toda a infraestrutura só faz sentido com profissionais preparados para um atendimento humanizado e altamente qualificado, desde o primeito contato, até a realização das cirurgias mais complexas.

O HHCL mantém o índice de 0% de infecção hospitalar e tem:

- Corpo clínico altamente especialização no tratamento das doenças da oculares;
- Equipes formadas para realizar um atendimento humanizado;
- Oftalmologistas com diversas subespecialidades.

No HHCL cuidamos de sua Saúde. Nossa causa é a Prevenção da Cegueira!
 
 
Núcleo Segurança do Paciente
 
O Hospital Humberto Castro Lima – IBOPC possui o Núcleo de Segurança ao Paciente (NSP), que institui ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade assistencial.
A implantação do NSP reduz a probabilidade de ocorrência de eventos adversos resultantes da exposição aos cuidados em saúde, focando na melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde, na disseminação sistemática da cultura de segurança, na articulação e integração dos processos de gestão de risco e na garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.
A Portaria Ministerial 529/2013 institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) com objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Regulamentada pela RDC 36/2013, a qual institui as Ações Para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, possui foco em promoção de ações voltadas à segurança do paciente em âmbito hospitalar. As ações incluem promoção, execução e monitorização de medidas intrahospitalares com fôco na segurança do paciente.
EXCELENTE INFRAESTRUTURA EM OFTALMOLOGIA
 
O Hospital Humberto Castro Lima tem 4.250.17m2 de área construída, em prédio de 07 (sete) andares que oferecem praticidade, conforto e segurança para você e sua família.

Além do excelente atendimento, equipamentos de ponta, o HHCL oferece a você:

- 13 Consultórios;
- 05 Salas para realização de cirurgias de baixa média e alta complexidade em nosso Centro Cirúrgico;
- 07 Salas totalmente equipados e climatizadas em nosso Núcleo de Exames Complementares;
- 01 Sala de Adaptação de Lentes de Contato;
 
                                            
PROVERDE
 
Pensando na importância de ser uma instituição com sustentabilidade e responsabilidade social, o Hospital Humberto Castro Lima - HHCL vem desenvolvendo o PROVERDE - Programa de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do HHCL - para assegurar o sucesso do negócio em longo prazo e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade preservando a biodiversidade e os ecossistemas.
 
O PROVERDE foi idealizado com intuito de conscientizar seus colaboradores e pacientes da necessidade de reciclar, reduzir o consumo de energia, água e demais materiais, aprendendo assim a reutilizá-los ao máximo. Além disso, é propósito do projeto conscientizar a comunidade da importância de ser um cidadão bem informado, com senso crítico e participativo nas questões relativas à nossa sociedade.

 
PROVIDA
Vive-se uma sociedade em mudanças e um momento dinâmico para as organizações. As empresas percebem que a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT é ativo intangível importante, envolvendo dimensões física, intelectual, emocional, profissional e social. Práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos colaboradores e na saúde financeira das organizações. A baixa motivação, a falta de atenção, a diminuição da produtividade e a alta rotatividade criam uma energia negativa na empresa que repercute junto a seus clientes, na família dos colaboradores e na sociedade, pondo em risco a continuidade e sucesso da organização.
Para isso, o Hospital Humberto Castro Lima, criou o PROVIDA com o objetivo de gerar estratégias e ações com o intuito de promover um ambiente que estimule e dê suporte ao colaborador e à instituição, conscientizando sobre como a qualidade de vida está diretamente relacionada ao desempenho, à motivação e satisfação com o trabalho, contribuindo com o maior comprometimento dos colaboradores, com a melhoria dos processos, com o aumento da produtividade e com a conseqüente satisfação dos clientes e demais partes interessadas.
 
PROSALA
Em todo hospital existe o tempo de espera do paciente para ser atendido. Este tempo, que na maioria das vezes é ocioso, pode ser aproveitado de forma produtiva e divertida.
O Projeto Sala de Espera visa transformar o tempo ocioso do paciente em um momento sócio educativo. Acolhendo, educando, esclarecendo e transformando o cidadão.
É a possibilidade de apresentar, aos pacientes, um novo olhar para o mundo através de ações sócioeducativas nas áreas da saúde, da educação social (como tratar o idoso, respeitar o patrimônio público, entre outros), além de dar acesso à cultura, com apresentações artísticas de teatro, música e artes plásticas.

 
Oftalmologia em Salvador é no  HHCL, que tem estacionamento e está pertinho de você!

Endereço: 
Rua Pedro Lessa, nº 118. Bairro: Canela
Salvador/ Bahia 
Cep: 40110-050


Exibir mapa ampliado