Marcação de Consulta: 71 3234.9399

Aumentar fonte: A+ A A-

Notícias

HHCL realizou 1ª aula do SIG de Enfermagem


 
No dia 22/02, o Hospital Humberto Castro Lima deu início ao seu ciclo de aulas do SIG de Enfermagem em Oftalmologia 2019. O primeiro encontro deste SIG, que é pioneiro no Brasil, teve como tema central a “ segurança do paciente oftalmológico”, contando com a participação das enfermeiras Luana Costa, Liranei Limoeiro, a gerente de enfermagem do HHCL, Lourdes Dória, e a médica oftalmologista Camila Koch.
 Através de videoconferência, as profissionais interagiram com especialistas de outras instituições, a exemplo da Escola Bahiana de Medicina, Santa Casa de Misericórdia de Vitória - ES, UFBA, UFPI e UFPE. Na oportunidade, foram discutidas as ações de segurança na assistência do paciente, utilização de checklist de cirurgia, entre outros assuntos relevantes para a área.

De acordo com Lourdes Dória, gerente de enfermagem do HHCL, este encontro é muito importante para a troca de experiências e atualização de temas. “ Nosso objetivo é sempre qualificar os profissionais. Através do SIG, promovemos a discussão de importantes assuntos, difusão de protocolos, casos selecionados e contatos para elaboração de projetos de pesquisa e extensão, bem como atividades de interesse administrativo da especialidade” comenta.
 
 
 
*SIG de Enfermagem*
O SIG (Special Interest Groups – SIGs) realiza variadas sessões, por videoconferência ou web conferência, para debates, aulas, pesquisas e avaliações à distância, em diversos níveis de formação profissional. O SIG desenvolvido pelo HHCL, é realizado através do RUTE (Rede Universitária de Telemedicina) e é o único no Brasil, voltado para o segmento de enfermagem em oftalmologia.
 O evento tem o objetivo de desenvolver um processo permanente de teleducação, integrando os profissionais de saúde de diferentes instituições, por meio de temáticas relevantes à oftalmologia.