Marcação de Consulta: 71 3234.9399

Aumentar fonte: A+ A A-

Notícias

HOSPITAL HUMBERTO CASTRO LIMA COMPLETA 60 ANOS

Uma cerimônia marcou o aniversário dos 60 anos do Hospital Humberto Castro Lima – HHCL na noite de ontem (10). A comemoração, que contou com a presença de funcionários, parceiros e autoridades, foi realizada no Instituto Federal da Bahia – IFBA e teve momentos de emoção, música e discursos de reconhecimento da importância do hospital para a Bahia.

O evento foi aberto pela Gerente de Marketing do HHCL, Mônica Marques, que lembrou que “o hospital existe por um sonho, um bem maior, que é promover a saúde. A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo humano e a sua falta é muito impactante para a autonomia do cidadão”.

Parceiros do HHCL estiveram presentes e destacaram a relevância que o hospital tem no cuidado da saúde dos olhos e desejaram que esse trabalho perdure por muito mais tempo. “Quantos desafios para chegar até aqui, na saúde complementar, no Sistema Único da Saúde. O HHCL é um importante associado da nossa instituição. O nosso desejo é que esses 60 anos se multipliquem cada vez mais, sempre em favor da nossa saúde”, destacou Maisa Domenech, Superintendente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia – AHSEB.

O fundador do hospital

Dr. Humberto Castro Lima tinha o desejo de atender pessoas carentes que, por falta de um tratamento adequado, perdiam a visão precocemente. Por saber que muitos desses casos poderiam ser evitados, o jovem médico oftalmologista inaugurou o hospital que tem como causa, desde a sua fundação, a prevenção da cegueira. “Dr. Humberto Castro Lima se dedicou às pessoas que não tinham disponibilidade para pagar um tratamento. O seu propósito era servir a todos”, destacou o Secretário de Saúde do Governo do Estado da Bahia, Fábio Vila-Boas, que esteve na comemoração representando o Governador Rui Costa.   

Encerrando o evento, Dra. Maria Luisa Soliani, Diretora Executiva do HHCL e viúva do Dr. Humberto Castro Lima, reforçou que “o sentido da vida de Humberto nunca foi ganhar dinheiro. Ele sempre buscou dar, compartilhar, servir. A felicidade não está no sucesso e sim no sentido da vida. E o sentido passa pelo amor, compaixão e solidariedade”.

Também discursaram no evento Mariana Soliani, Superintendente do HHCL, Wladimir Martins, Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH-BA, Dioney Mascarenhas, representante da Federação de Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia – FESFBA e Kleydson Oliveira, Vice-Presidente do Sindicato das Santas Casas e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia – SINDIFIBA.

Programação Especial de aniversário

Como parte da comemoração pelos 60 anos do hospital, uma ação especial dedicada às crianças foi realizada na última quarta (09). Cem crianças de zero a 16 anos fizeram os exames oftalmológicos no atendimento do SUS e beneficência do IBOPC, braço social do HHCL. A ação, que foi idealizada e coordenada pela Dra. Regina Pinheiro, médica oftalmologista e Coordenadora da Residência em Oftalmologia, fez a doação de óculos de grau para todas as crianças que tiveram a indicação de uso verificada nas consultas realizadas. Os óculos estarão prontos e poderão ser retirados no hospital a partir do próximo dia 23 de outubro.

Encerrando a programação especial de aniversário, no próximo dia 17 de outubro, às 09 horas, será realizada uma Sessão Solene em homenagem ao hospital, na Câmara Municipal de Salvador por iniciativa da vereadora Aladilce Souza.

O HOSPITAL

Em 1959, em uma época em que o Sistema Único de Saúde (SUS) não existia e que as pessoas carentes não tinham acesso à saúde ocular, sendo frequente a cegueira por falta de assistência adequada, o médico Oftalmologista e Professor Humberto Castro Lima, criou o Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira – IBOPC, que mais tarde passou a se chamar Hospital Humberto Castro Lima - HHCL.

O HHCL é o maior hospital especializado em Oftalmologia da Bahia, é também o maior centro transplantador de córnea do Estado, cuja causa é a prevenção da cegueira. Anualmente é realizado uma média de 172 mil procedimentos ambulatoriais e cirúrgico para pacientes de toda a Bahia, por meio de convênios de saúde suplementar, particular, SUS e Beneficência.

NOSSA CAUSA

Combater a cegueira faz parte do DNA do Hospital Humberto Castro Lima, que assim seguirá. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cegueira é evitável em mais de 70% dos casos, com prevenção e tratamento. No mundo, a cada cinco segundos uma pessoa fica cega.

Dr. Guilherme Castro Lima, oftalmologista da instituição, destaca a importância da prevenção para a saúde dos olhos “É fundamental que os pacientes procurem imediatamente ajuda especializada de oftalmologistas ao sentir qualquer incômodo nos olhos. Coceira, inchaço e vermelhidão são alguns sintomas que devem ser logo avaliados”.