Marcação de Consulta: 71 3234.9399

Aumentar fonte: A+ A A-

Notícias

CÂMARA DE VEREADORES DE SALVADOR HOMENAGEIA OS 60 ANOS DO HOSPITAL HUMBERTO CASTRO LIMA

Aconteceu hoje (17), no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Vereadores, uma Sessão Especial em comemoração aos 60 anos do Hospital Humberto Castro Lima – HHCL. O hospital, que fica localizado no bairro do Canela, em Salvador, foi fundado em 10 de outubro de 1959.

A sessão foi uma iniciativa da Vereadora Aladilce Souza, que abriu e conduziu a cerimônia. “A solidariedade e o amor são fontes de inspiração para quem faz filantropia. O SUS foi fundado há apenas 30 anos, mas o Hospital Humberto Castro Lima já prestava assistência à população carente 30 anos antes do serviço público ser criado”, pontuou a vereadora.

O hospital foi representado por sua Superintendente, Mariana Soliani, além da Dra. Deise Oliveira, Médica Oftalmologista e Coordenadora de Pesquisa e Dr. Luiz Magalhães, Diretor Médico. Também estiveram presentes o Vereador e Presidente da Comissão da Saúde, Maurício Trindade, a Superintendente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Bahia – FESFBA, Dora Nunes e o Secretário Municipal da Saúde, Léo Prates. “O Hospital Humberto Castro Lima cuida da qualidade de vida das pessoas, nessa parceria importante com a Secretaria Municipal de Saúde, com o tratamento de doenças extremamente complicadas. Quero agradecer em nome de toda a população soteropolitana por esse belíssimo trabalho desenvolvido pelo hospital”, destacou o secretário.

Os homenageados

A paciente Josefina dos Santos e outros cinco funcionários da instituição foram homenageados pela contribuição na história do hospital e emocionaram os presentes com as lembranças de alguns fatos sobre Dr. Humberto e a relação deles com a empresa. “Eu tenho um vínculo pessoal e profissional com o IBOPC. O meu trabalho sempre foi trazer os pacientes para serem atendidos na instituição. Eu também precisava ser atendida, pois tinha que fazer uma cirurgia, porém adiava em razão de um trauma que eu tinha de Centro Cirúrgico. Depois de muitos anos, tomei coragem e agendei o meu procedimento. O acolhimento que senti dos funcionários, que seguraram a minha mão, eu nunca vou esquecer. Fiz minha cirurgia e o trauma ficou no passado”, relatou a paciente.

Entre os homenageados também estiveram presente Dra. Aidil Brito, que há 57 anos foi a primeira residente mulher do Hospital Humberto Castro Lima, Dra. Edna Rita, que está na instituição há mais de quatro décadas, Júlio César Daltro de Carvalho, que começou o hospital junto com Dr. Humberto, trabalhando na parte administrativa e financeira, Dr. Luiz Fernando Magalhães, diretor médico e Nelma Ramos, ex-secretária de Dr. Humberto e membro da Assembleia Geral do HHCL.