Marcação de Consulta: 71 3234.9399

Aumentar fonte: A+ A A-

Notícias

HHCL celebra Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Público participa de palestra com equipe médica do hospital



A fim de enfatizar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento do glaucoma, cuja data nacional de combate à doença é celebrada no dia 26 de maio, o Hospital Humberto Castro Lima realizou uma ação especial envolvendo pacientes, acompanhantes e interessados, no dia 27 de maio. Os participantes assistiram a uma palestra e receberam material informativo, além de brindes.
 
A cabelereira, Rosimeire Casais Santos, estava no hospital acompanhando a mãe que passou por uma cirurgia de catarata. Ela relata que a palestra foi muito elucidativa, pois não tinha conhecimento sobre a doença. "Não sabia sobre o glaucoma, tinha ouvido falar, mas não conhecia a fundo e com essa iniciativa ficou melhor, pois tiramos muitas dúvidas. Nunca vi esse tipo de ação em outros lugares. Seria bom que essa iniciativa se expandisse e acontecesse em outros lugares também".
 
Segundo a médica oftalmologista do Hospital Humberto Castro Lima, Dra. Flávia Villas Boas, o dia Nacional de Combate ao Glaucoma serve para lembrar a todos sobre a importância dessa doença, de se fazer um diagnóstico correto e precoce, procurar o tratamento adequado, além de aprender fazer com que as pessoas que têm a doença saibam lidar melhor com ela. “A divulgação desse dia faz com que o Glaucoma, que causa a cegueira de milhões de pessoas ainda hoje, seja alvo de discussão entre médicos e pessoas da comunidade e isso aumenta o conhecimento sobre ele”.
 
Para o aposentado, Valter dos Santos, 65 anos, a palestra serviu de incentivo para procurar um oftalmologista, pois, alguns sintomas já vêm sendo percebidos. "Estou aqui hoje acompanhando minha esposa que veio realizar um procedimento. Foi maravilhoso participar desse encontro, me chamou a atenção para eu me cuidar. A partir de segunda-feira vou retomar meu tratamento, medir a pressão para saber o que tenho, de fato, nas vistas. Porque já venho sentindo alguma dificuldade o que é sinal de que estou precisando procurar um oftalmologista. Então esse trabalho me incentivou mais a eu me cuidar. Foi muito bom, fiquei sabendo de muita coisa que não sabia, foi maravilhoso".
 
A palestra foi ministrada pelo médico oftalmologista, Dr. Luiz Gustavo Almeida. Segundo ele, o principal na prevenção dos males do glaucoma é o diagnóstico, de preferência realizado precocemente. "A grande vantagem no tratamento é descobrir, saber da existência do glaucoma, que muita gente nem sabe e isso deve ser investigado em qualquer consulta oftalmológica." De acordo com o médico, além da importância do diagnóstico, a palestra abordou toda a consequência que traz um glaucoma não identificado e não tratado.
 
Para a aposentada Mara Rubia Cedro, a palestra também serviu para conhecer o HHCL e o trabalho realizado pela instituição. "Eu vi uma matéria no jornal, dizendo que ia haver essa palestra. Então eu vim e amei. Inclusive estou embarcando amanhã para Petrolina para levar uns exames para um médico, pois sou no interior, vim morar há pouco tempo na capital e não tinha uma referência aqui em Salvador. Se eu conhecesse o HHCL antes, eu não viajaria. A palestra foi ótima, tirei todas as minhas dúvidas e, retornando de Petrolina, eu vou ficar com o Dr. Luiz Gustavo Almeida que, apesar de ser uma pessoa jovem, nos passou muita segurança e isso é muito bom".