Marcação de Consulta: 71 3234.9399

Aumentar fonte: A+ A A-

Notícias

Lavar as carnes antes de preparar, evita contaminação por bactéria?

Qual a melhor maneira de manusear carnes no preparo? Confira algumas dicas.


Não se deve lavar as carnes antes de prepará-las, pois aumenta o risco de contaminação cruzada que é a uma transferência de micróbios patogênicos (causadores de doença) de um alimento contaminado (normalmente cru) para outro alimento, direta ou indiretamente. Ela pode ocorrer na área de manipulação a qualquer momento. O processo de lavar carne causa uma veiculação maior de bactérias na cozinha devido ao espirro de gotas de água.




























Ao comprar a carne, deve-se dividi-la em porções e congelar em vasilhas ou sacos plásticos. No momento do preparo, depois de cortar e antes de fazer o prato, deve-se fazer a limpeza com água quente e escaldar principalmente se for carne de frango ou porco.  

A escaldagem é sempre recomendada porque reduz a carga microbiana logo no início do preparo e, ao cozinhar, fritar ou assar, a bactéria é completamente eliminada.

A carne contaminada pode causar infecções intestinais e os seus sinais podem ser dor abdominal, diarreia e vômitos podendo, ainda, levar à desidratação.

O cuidado no preparo de alimentos é essencial para a manutenção da saúde, sendo assim, deixo a dica:  Evite usar tábuas para cortes de alimentos em madeira ou plástico, o ideal é usar tábua de vidro, utilize tábuas separadas para cortes de carnes e verduras e evite usar lixeiras em cima da pia.































































 
_______________________________________________________________________________________________

Autor(es)
Lourdes Dórea / Coren/BA 295613
Especialista em centro cirúrgico e controle de infecções hospitalares, coordenadora do serviço de enfermagem do HHCL.
Visto também em: http://www.isaudebahia.com.br/noticias/detalhe/noticia/lavar-as-carnes-antes-de-preparar-evita-contaminacao-por-bacteria/