Marcação de Consulta: 71 3234.9399

Aumentar fonte: A+ A A-

Notícias

Já estou me sentindo melhor, posso interromper o uso do medicamento?

A resposta para essa pergunta é: NÃO! Não interrompa seu tratamento antes do preconizado pelo seu médico. A melhora nos sintomas não quer dizer necessariamente que houve melhora na doença. 



Um exemplo que ocorre muito esse tipo de situação é no uso de antibióticos. Quando o médico prescreve um antibiótico é para tratar uma infecção bacteriana. Bactéria é um ser que se reproduz em alta velocidade, ou seja, hoje pode ter 10 bactérias, amanhã terão 50. Elas possuem um ciclo de vida como nós, uma vez que nascem, ficam crianças, adolescentes e adultos. Isso ocorre num intervalo de dias. O antibiótico mata a bactéria na fase adulta, ficando as fases mais jovens livres da ação dele, porém nos dias subsequentes em que elas virão se tornar adultas, o antibiótico age sobre elas também. Isso explica o fato do médico prescrever antibióticos dentro de um intervalo de dias.

Há também as doenças crônicas como diabetes e hipertensão, situações em que o medicamento é de uso contínuo, ou seja, deve ser tomado sem interrupção, diariamente. Só os eu médico pode interromper ou substituir seu tratamento.

Não utilize medicamento sem orientação médica. Procure um farmacêutico. 
 

_______________________________________________________________________________________________

Autor(es)
Luciane Lago / CRF-BA 4744
Farmacêutica especialista em Farmacologia Clínica do Hospital Humberto Castro Lima.
Visto também em: http://www.isaudebahia.com.br/noticias/detalhe/noticia/ja-estou-me-sentindo-melhor-posso-interromper-o-uso-do-medicamento/