Marcação de Consulta: 71 3234.9399

Aumentar fonte: A+ A A-

Notícias

Esponja de pia oferece risco à saúde?

Devemos ter todo o cuidado com o manuseio das esponjas de lavar prato, pois, se ela estiver contaminada, irá levar germes ou bactérias para todos os produtos que sua família usa diariamente. A contaminação cruzada acontece quando os germes ou bactérias de uma área são transportados para outra.

A esponja entra em contato direto com a pia e com os utensílios da cozinha e, por isso, ela é um meio de contaminação e pode conter duas vezes mais germes ou bactérias do que o acento sanitário.

Estudos realizados apontam que podem existir 10 milhões de bactérias somente na esponja de cozinha. Na hora de lavar a louça, lembre-se de que o detergente apenas desengordura o utensilio, mas não mata os germes.

A limpeza dos copos deve ser feita, primeiro, antes dos pratos, pois a gordura dos pratos e panelas passam para eles pela esponja. O ideal é ter uma esponja de cores diferentes para lavar os copos e outra para os pratos e as panelas.
















































 

Com o que podemos nos contaminar com o mau uso das esponjas?


Podemos nos contaminar com germes ou bactérias.

 

Quais as principais doenças causadas por essa falta de cuidado?


Algumas doenças, como infecção intestinal, gastrenterite, hepatite C, turbeculose podem ser transmitidas pela contaminação cruzada.

 

Como podemos evitar a contaminação cruzada ao lavarmos a louça e outros utensílios, limparmos a pia e enxugarmos os pratos?


A  limpeza  dos copos  deve ser feita primeiro que os pratos , pois a gordura dos pratos e panelas  passam para eles pela esponja. O ideal é ter uma esponja de cores diferentes, para lavar os copos, e outra para pratos e panelas. A esponja também deve ser trocada em média depois de uma semana de uso;

Não utilize o mesmo pano de prato para enxugar as mão e as louças, separe um pano só para a louça;

Evite panos úmidos em cima da pia, prefira utilizar rodo de pia, para secar a água acumulada.

 

Porque devemos optar pelos panos de prato descartáveis ou toalhas de papel?


Para evitar a contaminação cruzada, pois o pano de tecido pode absorver e reter micro-organismos com maior facilidade.
 


Por que devemos evitar a lixeira de pia? Qual o melhor local para o lixo de cozinha?


Sempre longe da pia!! Ter uma lixeira na pia é o mesmo que cozinhar ao lado do lixo e perto de muitos contaminates. O lugar dela é no chão, com saco próprio trocado diariamente e abertura por pedal, para evitar que as mãos toquem no lixo. Se não for limpa todo dia, atrai formigas, baratas e moscas.
 


A esponja de lavar pratos pode ser usada para limpar a geladeira e o fogão?


Não, o melhor é usar pano umedecido numa solução que leva 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio para cada 2 litros de água. Enxugue bem. Para limpar o lado de fora, use água e sabão neutro. Ou separe uma esponja somente para essa finalidade.

Higienize o fogão usando uma esponja ou um pano fino com água e sabão neutro. Depois de enxaguar, seque com um pano seco e macio. Aquela sujeira mais pesada, que insiste em ficar grudada no fogão, pode ser removida com um pouco de bicarbonato de sódio e vinagre de maçã. Nunca use removedores e produtos com soda cáustica, eles estragam o fogão.



_______________________________________________________________________________________________
Autor(es)
Lourdes Dórea / Coren/BA 295613
Especialista em centro cirúrgico e controle de infecções hospitalares, coordenadora do serviço de enfermagem do HHCL.
Visto também em: iSaúde Bahia