Marcação de Consulta: 71 3234.9399

Aumentar fonte: A+ A A-

Notícias

Você sabe o que é Botulismo Infantil?

O que é Botulismo?

 

Botulismo é uma doença bacteriana rara, porém grave.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as toxinas do botulismo são algumas das substâncias mais letais.
Existem três formas de botulismo: Botulismo infantil , Botulismo alimentar, e Botulismo das feridas.Todos os tipos de botulismo são fatais e são consideradas emergências médicas.


Botulismo Infantil 

 

O Botulismo infantil ,também conhecido como botulismo do lactante, costuma acometer crianças de aproximadamente dois a seis meses de idade. A bactéria causadora do botulismo multiplica-se e libera toxinas dentro do trato gastrointestinal do bebê e pode causar graves complicações à sua saúde.
O botulismo infantil está relacionado à ingestão de alimentos contaminados. A infecção  geralmente começa dentro de 18 a 36 horas após a toxina entrar no corpo do bebê. Os sinais e sintomas incluem:Constipação ,  Movimentos flexíveis devido à fraqueza muscular ,  dificuldade para controlar movimento da cabeça, Choro fraco, Irritabilidade , Baba excessiva, Pálpebras caídas,Cansaço,Dificuldade de sucção do leite materno e Paralisia.

O diagnóstico, geralmente, começa com um exame físico feito pelo médico no consultório. Podem ser realizados, também, exames de sangue para identificar a toxina no organismo e exame de  fezes. Além de exames laboratoriais no alimento suspeito de conter a bactéria. O tratamento deverá ser feito no hospital com medicações específicas e acompanhado pelo médico.


Botulismo: Como evitar a contaminação?

 

Para prevenir o botulismo toda atenção é pouca, por isso adote algumas medidas para evitar a contaminação pela bactéria.
Não consuma alimentos se você notar alguma irregularidade na embalagem, como lata enferrujada,furada, e com o prazo de validade vencido..
O preparo de conservas caseiras deve obedecer rigorosamente aos cuidados de higiene;
Ferva os alimentos enlatados ou as conservas antes de consumi-los. Altas temperaturas podem eliminar as toxinas do botulismo;
O mel é um dos alimentos mais perigosos se for mal conservado. Nunca dê mel para  crianças com menos de um ano de idade.

 

Você pode ouvir este artigo através de podcast. Clique aqui para ouvir.

_______________________________________________________________________________________________
Autor(es)
Lourdes Dórea / Coren/BA 295613
Especialista em centro cirúrgico e controle de infecções hospitalares, coordenadora do serviço de enfermagem do HHCL.