Marcação de Consulta: 71 3234.9399

Aumentar fonte: A+ A A-

Notícias

10 de Julho - Dia da Saúde Ocular



Cuidar dos olhos garante mais qualidade de vida.
Uma pessoa que enxerga bem tem mais autonomia e independência no dia a dia.

O HHCL criou 10 dicas muito simples e decisivas para que você continue vendo o mundo com os melhores olhos.

01 - Consultas com o oftalmologista: Cultive o hábito de ir anualmente ao Oftalmologista. Além de veri?car sempre como anda a saúde dos olhos, as consultas ajudam nas ações de prevenção e controle de doenças oculares que muitas vezes são silenciosas como o Glaucoma (que pode levar à cegueira). Há casos em que se deve ir ao oftalmologista em intervalos menores, mas o médico irá orientar sempre. De maneira geral todos os anos faça uma consulta com o Oftalmologista. Coloque aí na sua agenda ou seu caderninho!
02 - Casa limpa: As mudanças de estações e variação das temperaturas fazem com quem poeira, pólens, ácaros e diversos micro-organismos se movimente e proliferem, assim os locais que passamos mais tempo e nossas casas devem ser muito limpos e arejadas. Evite usar sem lavar aquelas roupas e utensílios guardados há tempos, eles podem causar alergias e conjuntivites. Mantenha a higiene dos ambientes, abra as janelas, lave o que estiver guardado e deixe o sol entrar, mesmo no inverno!
03 - Descansar é preciso: Com a rotina cheia de atividades e com pouco tempo para cuidar do próprio corpo, descanso é algo raro, porém a exemplo de braços, pernas e pés, os olhos também precisam de uma pausa para relaxar os músculos e o ressecamento dos olhos. Pessoas que usam muito os computadores, que leem muito ou que usam muito a visão para desenvolver atividades pro? ssionais, devem fazer intervalos após aproximadamente 30 minutos. Alguns segundos olhando o horizonte, relaxando a musculatura ajudarão a ter uma melhor saúde ocular. Deixe a luz do sol entrar por mais que sejam dias frios. Seus olhos vão agradecer!
04 - Equipamentos de Proteção: Se você trabalha em locais ou com atividades que oferecem riscos de machucar e queimar ou causar qualquer outro dano aos olhos, ? que atento! Você deve usar os EPIs, que são equipamentos de segurança no trabalho. Muitas vezes a preguiça ou o esquecimento, por exemplo, dos óculos de proteção, podem levar a acidentes sérios. Use os equipamentos de segurança, pois a prevenção é o melhor remédio sempre. Cuide de seus olhos!
05 - Lentes de contato: Como qualquer objeto de uso corporal, as lentes de contato devem ser sistematicamente higienizadas. Este é um cuidado básico para quem precisa delas para enxergar melhor e deseja prevenir infecções e doenças sérias causadas pela má higienização das lentes. Quando for higienizar as lentes, lembre-se de manuseá-las sempre com as mãos bem limpas, de ter cuidado com as unhas para não rasga-las, de usar produtos e materiais adequados e na validade. Se ao usar as lentes surgirem desconfortos, vermelhidão, secreção, procure um médico imediatamente!
06 - Maquiagem: Maquiagens entram em contato com as mucosas corporais que ? cam em pincéis, esponjas e outros acessórios e podem transmitir doenças para os olhos. Todo mundo quer ? car bem na foto, mas existem coisas que são pessoais e não devem ser compartilhadas de jeito nenhum!
07 - Medicamentos: Atualmente as pessoas têm acesso fácil a diversos tipos de medicamentos, mas não é por isso que você deve se automedicar. A automedicação pode ser a pior coisa para a saúde dos olhos, pois os remédios servem para determinadas doenças e só um médico oftalmologista pode dizer qual o melhor tratamento e medicamento a seguir. Lembre-se! Aquele colírio que serve para seu irmão, amigo ou pai, não necessariamente serve para você. Não use medicamentos sem a orientação médica!
08 - Mergulho com segurança: Mergulhar certamente é um dos grandes prazeres que temos, mas mergulhar em segurança, em locais limpos, com água tratada contribui para quem nossos olhos não sejam contaminados e mantenham a saúde. Fique atento aos índices de poluição das águas de rios, praias e piscinas, pois um mergulho em local impróprio pode causar alergias e infecções que causem riscos à visão.
09 - Não coce os olhos: Nossas mãos levam sujeiras, vírus e bactérias às superfícies que tocam, por isso, coçar, além de poder ferir os olhos e causar deformidades, pode causar diversas doenças como conjuntivite. Os olhos são órgãos muito delicados e sensíveis, por isso na hora que eles coçam a melhor opção é focar em outra coisa para tentar esquecer e deixar a vontade de coçar passar.
10 - Óculos de sol: Além de acessórios que nos colocam em dias com a moda, os óculos de sol podem auxiliar na proteção dos olhos, mas cuidado, o bonito e barato poder sair muito caro para sua visão. Os óculos de sol, não são somente acessórios de lentes escuras que diminuem o incomodo com a claridade, eles servem para proteger nossos olhos dos raios nocivos do sol, assim, para evitar e prevenir o aparecimento de doenças como degeneração macular e tumores oculares, use somente óculos com proteção contra os raios UVA/UVB.

https://www.facebook.com/HospitalHumbertoCastroLima/