Marcação de Consulta: 71 3234.9399

Aumentar fonte: A+ A A-

Responsabilidade Social e Sustentabilidade

PROVERDE

Pensando na importância de ser uma instituição com sustentabilidade e responsabilidade social, o Hospital Humberto Castro Lima - HHCL vem desenvolvendo o ProVerde- Programa de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do HHCL - para assegurar o sucesso do negócio em longo prazo e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade preservando a biodiversidade e os ecossistemas naturais.
 
O ProVerde foi idealizado com intuito de conscientizar seus colaboradores e pacientes da necessidade de reciclar, reduzir o consumo de energia, água e demais materiais, aprendendo assim a reutilizá-los ao máximo. Além disso, é propósito do projeto conscientizar a comunidade da importância de ser um cidadão bem informado, com senso crítico e participativo nas questões relativas à nossa sociedade.
 
Participe deste movimento !
 
Seja um cidadão consciente.

PROVERDE RECICLA
 
Uma das maiores questões, hoje, no mundo é o que fazer com o lixo que é produzido.
No Brasil pelo menos 90% do lixo é enviado para lixões controla­dos e clandestinos. Sabe-se que esta não é a melhor opção, pois polui o meio ambiente, o solo, a água que são fundamentais para a sobrevivên­cia de qualquer espécie animal e vegetal, ou seja, para a vida. Além de causar doenças nas populações que moram próximas a esses lixões.
Vivemos em uma sociedade onde o consumo de bens é crescente e quase tudo é descartável. A cada ano é produzido mais e mais lixo, por isso a necessidade de assumir responsabilidades e compreender que podemos e devemos cuidar do lixo que geramos. Saber o seu destino final, seu im­pacto no meio ambiente e o que fazer para minimizar seus efeitos nocivos.
O Hospital Humberto Castro Lima elaborou o ProVerde recicla, onde a Instituição se compro­mete em dar o destino certo para seu lixo. O lixo biológico e químico é coletado por empresa especializada que possui licença ambiental para o tratamento de resíduos hospitalares e o lixo reciclável é doado para cooperativas como a  COOPCICLA.

PROVERDE CONSCIENTE

A reciclagem preserva o meio ambiente e gera empregos. Cada vez mais pessoas, empresas e governos se conscientizam da importância de reciclar, mas existem outros aspectos importantes para se pensar.
Por que não ir além e aprender a consumir com consciência? O consumo consciente, também, ajuda a preservar os recursos naturais e o meio ambiente, além de reduzir custos.
Para que deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes se ela pode estar fechada? Por que usar dois papeis quando pode ser usado os dois lados de um mesmo papel? Essas são perguntas que devem ser feitas constantemente. Para que gastar mais do que o necessário?
O Hospital Humberto Castro Lima consome água, energia elétrica e materiais dos mais diversos, pensando nisso, preparou a segunda etapa do ProVerde, o ProVerde Consciente. Este projeto visa
conscientizar colaboradores e pacientes da importância de consumir com
consciência. O que significa, não apenas, reduzir o consumo, como
aprender a utilizar e reutilizar ao máximo os bens materiais e apenas descartar aquilo que não pode ser mais usado, sem esquecer que o que não serve para você pode servir para outra pessoa.
PROVERDE CIDADANIA

O ProVerde cidadania se insere em toda e qualquer ação que o programa desenvolva dentro e fora do HHCL, de forma a compartilhar informações e possibilidades de mudança de postura em relação ao meio ambiente, tendo o homem como parte deste meio ambiente e principal ator nas transformações que devem ocorrer.

Desde mudanças de hábitos simples como fechar a torneira ao escovar os dentes até uma consciência do sistema como um todo e consequente maior engajamento para a sustentabilidade animal, humana, institucional, planetária,  o ProVerde Cidadania pretende fomentar ações e ser parceiro em iniciativas que trabalhem com o cidadão e suas possíveis transformações.