Abril é o mês de prevenção e combate à cegueira
No Brasil, as principais causas de perda de visão podem ser tratadas ou curadas precocemente, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Visando este problema, o CBO criou o “Abril Marrom”, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento antecipado da cegueira.
Durante todo o mês de Abril, diversas empresas e instituições de saúde aderem à campanha, com o intuito de fortalecer a disseminação de informações sobre o cuidado com saúde ocular, a necessidade do acompanhamento médico especializado, diagnóstico precoce e tratamento. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados ou tratados. Ou seja, milhares de brasileiros com cegueira poderiam estar enxergando se tivessem recebido um tratamento adequado.
O Hospital Humberto Castro Lima é o maior centro transplantador de córnea da Bahia e, neste ano, completa 60 anos de trabalho pela prevenção e erradicação da cegueira. O hospital aderiu à campanha do “ Abril Marrom”, e durante o mês intensificará sua comunicação sobre a importância do diagnóstico precoce e os devidos cuidados com a saúde dos olhos. De acordo com Dra. Camila Koch, médica oftalmologista do HHCL, esta campanha é muito importante para alertar a sociedade sobre a necessidade das consultas regulares a um especialista. “A informação é o primeiro passo para que a população possa se prevenir, já que em muitos casos, por serem silenciosas, os pacientes só vão descobrir a doença quando já estão perdendo parte da visão. Por isso, o acompanhamento médico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular”, comenta a oftalmologista.
Para mais informações sobre a campanha:
***http://cbo.com.br/abrilmarrom
***http://www.abrilmarrom.com.br
HHCL, excelência em oftalmologia!
- Por quê marrom?
O marrom foi escolhido por ser a cor da íris da maioria dos brasileiros. Ela é o órgão responsável por controlar a quantidade de luz que entra nos olhos.