Higiene dos olhos

Para ter dentes saudáveis temos que escová-los todos os dias, correto?
O mesmo acontece com os olhos. A higiene ocular deve ser um hábito diário.
?
Confira abaixo o que é certo e errado nos cuidados que contribuem para a higiene dos seus olhos.

- O olho é considerado um órgão limpo?
Certo. Por possuir um sistema de proteção muito bom por conta das lágrimas, pálpebras, cílios e sobrancelhas, ou seja, barreiras naturais que fazem com que não seja preciso ficar limpando os olhos a toda hora, os olhos são considerados órgãos limpos. Entretanto, como são muito sensíveis, requerem certos cuidados para evitar lesões e/ou desenvolver algum tipo de doença.
 
- Utilizar colírio nos olhos diariamente faz bem à saúde?
Errado. A não ser que seja por indicação oftalmológica, o uso do colírio todos os dias para "clarear" ou "limpar" os olhos é desnecessário. O melhor colírio para a limpeza dos nossos olhos são as nossas próprias lágrimas.

- Pessoas expostas a longos períodos ao ar condicionado ou olhando para tela do computador devem tomar alguns cuidados?
Certo. Pessoas que usam o computador ou ficam expostas ao ar condicionado por longos períodos piscam menos, consequentemente, lubrificam menos os olhos, deixando-os secos. Em razão disso, é importante consultar seu oftalmologista para avaliar a necessidade de utilizar algum colírio lubrificante.
 
- Não devemos colocar ou coçar os olhos com os dedos?
Certo. Nossas mãos são sempre muito contaminadas e, em tempos de Covid, o cuidado deve ser redobrado.
Em razão disso, ciscos, cílios e qualquer outro objeto estranho devem ser retirados após a higienização rigorosa das mãos e utilizando somente a água limpa e corrente, nunca com os dedos. Se não sair, procure um oftalmologista.

- Influências externas podem originar doenças inflamatórias nos olhos?
Certo. Contato direto com poluentes do ar, bactérias, ar seco, vento, cosméticos pode dar origem a doenças inflamatórias, evoluindo para doenças mais graves que, de um modo geral, podem fazer mal aos olhos, especialmente à córnea sensível.

Ao sentir qualquer desconforto nos olhos, procure seu oftalmologista.
.
- A camomila pode ser usada como remédio caseiro para os olhos?
Errado. Embora a camomila seja conhecida pelo seu efeito calmante, ela é contraindicada nos olhos, pois atua de forma secante. Além disso, o extrato contém, muitas vezes, o pólen de plantas, podendo provocar em algumas pessoas reações alérgicas. A automedicação e produtos alternativos podem ser perigosos para a saúde de seus olhos. Consulte seu oftalmologista e siga as sempre as suas orientações.

- Dormir sem remover cuidadosamente a maquiagem faz mal para os olhos?
Certo. A maquiagem dos olhos requer uma cuidadosa remoção e limpeza da zona dos olhos. Caso contrário, durante a noite, podem entrar facilmente partículas de cosméticos nos olhos e provocar irritações.
Os resíduos de cosméticos também podem facilmente irritar a pele em volta dos olhos e inflamar a área.
 
- Uso de cosméticos fora da validade ou de terceiros pode trazer consequências ruins à saúde dos olhos?
Certo. Procure usar produtos antialérgicos e sem conservantes. Após o término do uso dos pincéis e escovas de maquiagem, lave-os para evitar a proliferação de bactérias nos mesmo. Observe sempre o prazo de validade de cada produto e não empreste a sua maquiagem.
  
- Existe maneira correta para lavar os olhos do bebê?
Certo. Ao lavar os olhos do bebê, o importante é ter cuidado para limpar os olhos sempre na direção do nariz. Se os olhos forem lavados na direção oposta, a pálpebra pode desprender-se ligeiramente do globo ocular e, assim, permitir às impurezas aderentes ao bordo das pálpebras penetrarem no olho. Possíveis secreções duras e ásperas podem assim danificar facilmente a córnea.

Ao sentir qualquer sintoma ou desconforto nos olhos, procure um oftalmologista, o único profissional habilitado a cuidar de sua saúde ocular.

Fonte/Texto: CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia



  • 1
Exibindo 1 de 1