Junho Violeta - Ceratocone
Junho Violeta é o mês dedicado à prevenção do Ceracotone. Você sabe o que essa doença?
O Ceratocone, também conhecido como distrofia contínua e progressiva, é uma doença que atinge a córnea (parte transparente do olho), deixando-a mais fina e menos resistente. A pressão intraocular sobre a córnea, acaba modificando sua aparência, deixando com um formato semelhante ao de um cone.
A sua incidência, em 90% dos casos, ocorre nos dois olhos, tanto em homens e em mulheres, e, na maioria das vezes, surge na adolescência, entre os 13 e os 18 anos de idade. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a cada 100.000 pessoas no mundo, de 4 a 600 delas desenvolvem a doença.
Ainda não se sabe a sua origem, mas acredita-se que seja hereditária e que seja resultado de diferentes condições clínicas. Muitas vezes, ela é confundida com miopia ou astigmatismo.
O Ceracotone não tem cura e o diagnóstico precoce não impede que a doença evolua. Porém, quanto mais cedo ela for identificada, melhor será o resultado do tratamento. Fique de olho nos sintomas e não esqueça de consultar seu oftalmologista regularmente.
Sintomas do Ceratocone:
- Fotofobia
- Irritações
- Ofuscamento
- Embaçamento e/ ou distorções moderadas