Ceratocone. Tratamento.
Ainda em homenagem ao mês do Junho Violeta, mês dedicado à prevenção do Ceracotone, hoje iremos falar sobre os tipos de tratamento do Ceratocone.
#FiquedeOlho e confira abaixo algumas opções. O tratamento ideal para cada paciente será avaliado individualmente por seu médico oftalmologista de acordo com cada caso.
- Óculos – Apesar de existir outras opções, os óculos são a primeira opçãode tratamento para a doença;
- Lentes de contato – indicadas apenas quando os óculos não estão proporcionando uma boa visão. As lentes são uma opção que apresenta um resultado melhor, mas também apresenta o risco de progredir a doença;
- Cirurgias – que podem ser combinadas entre si: Crosslinking (interrompe a progressão da doença), Anel (regulariza a córnea) e Laser (regulariza a córnea junto com o crosslinking).
- Transplante de córnea – um dos métodos mais indicados, segundo o Dr. Renato Ambrósio Jr, especialista em Córnea e Cirurgia Refrativa. Porém, não há garantia de 100% de eficácia e o transplante pode precisar ser refeito no futuro.
O ceratocone raramente leva à cegueira, mas pode causar baixa visão reversível. Por isso, visite regularmente seu oftalmologista. Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maiores são as chances de uma reabilitação visual.