Saúde Ocular e as maquiagens
Você sabia que utilizar maquiagens de forma errada pode causar problemas para os olhos?
Com a necessidade do uso de máscaras de proteção contra o coronavírus, na pandemia, a região dos olhos ficou mais à mostra e acabou se tornando muito importante, não só do ponto de vista estético e fisiologico, mas nas expressões e interações humanas. Porém, os olhos femininos que, em geral, recebem múltiplas cargas de produtos de beleza, ganharam uma destaque preocupante nos últimos tempos. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, duas a cada dez mulheres, têm problemas na visão em razão do mau uso de cosméticos.
O Brasil está em terceiro lugar em consumo de maquiagem, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. E, mesmo com a pandemia, esse número continuou crescendo. Segundo o IBN, Instituto de pesquisa e ensino em Neuromarketing e Neuroeconomia do Brasil, as compras de internet para Beleza e Perfumaria cresceram 83%.
Os olhos, que já eram tão importantes para o equilíbrio e bem-estar do corpo humano, precisam ainda de mais cuidados. Por isso, se você usa ou conhece pessoas que usam maquiagens, fique de olho nas dicas:
- Evite o uso excessivo de maquiagem nos olhos
O acúmulo de maquiagem nos olhos pode provocar a Blefarite, que é uma inflamação nas pálpebras. Para evitar que isso ocorra, é muito importante que se tire o produto do rosto e dos olhos antes de dormir. Se a pessoa já tiver o olho seco, o acúmulo da maquiagem também pode gerar irritação, provocando uma conjuntivite alérgica ou a tóxica. Nesse caso, para aliviar os sintomas, uma das medidas é deixar de usar a maquiagem por um tempo.
- Atenção para a validade do produto
Os cosméticos são focos de bactérias e, caso não sejam armazenados corretamente, o risco de contaminação pode aumentar. A maquiagem vencida é responsável por 15% de problemas nos olhos apresentado por mulheres, segundo o Instituto Penido Burnier (SP). Alergias, coceiras, conjuntivites e contaminações na mucosa ocular são um dos problemas que podem surgir nos olhos. Os pinceis são outros itens para ficar atenta. A sua higienização deve ser feita a semanalmente ou quinzenalmente, pois pode ser foco para o vírus causador da herpes. Para lavar, use água morna, sabonete neutro, tire o excesso de água e deixe secar ao ar livre.
Veja o vencimento médio da maquiagem da área dos olhos:
Veja o vencimento médio da maquiagem da área dos olhos:
- Máscara de cílios – 4 a 6 meses
- Sombras – 18 a 24 meses
- Lápis de olho – em média, 18 meses
- Delineador – em média, 12 meses
Caso o produto apresente mudança de coloração, ressecamento, esfarelamento, ele pode ter vencido antes desse prazo. Se isso acontecer, descarte o produto e proteja seus olhos.
- Não compartilhe maquiagem e acessórios
A maquiagem é um produto pessoal e pode ser um canal de contaminação de vírus, bactérias e fungos. A conjuntivite é um dos problemas que pode ocorrer no compartilhamento de maquiagem dos olhos e seus acessórios, como pinceis.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as mulheres costumam a apresentar mais problemas nos olhos do que os homens, pois, conforme os dados apresentam, possuem uma maior vulnerabilidade nesse órgão.
É importante ficar atento para a maquiagem, a validade, a higiene e caso surja algum sintoma suspenda imediatamente o seu uso e procure seu oftalmologista para uma avaliação. O uso de produtos hipoalergênicos é indicado para que não haja nenhum tipo de irritação.
Fonte: CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia e IBN - Instituto de pesquisa e ensino em Neuromarketing e Neuroeconomia do Brasil