Saúde Ocular e o uso das telas
Quando a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil, uma nova realidade foi apresentada para todos nós. Com a orientação do isolamento social, com o objetivo de tentar conter o avanço do novo coronavírus, perdemos a maior parte das atividades que realizávamos ao ar livre e, com isso, passamos a usar cada vez mais as telas. Para a comunicação entre amigos e familiares, para os estudos e trabalho, entretenimento e para o acompanhamento da saúde com as consultas à distância, as telas se tornaram ferramentas fundamentais para lidar com o "novo real".
Nesse novo cenário, o trabalho remoto, teletrabalho ou somente o home office acabou se tornando a realidade de muita gente. Empresas com atividades que poderiam ser feitas sem a presença física das equipes, adotaram essa nova forma de trabalho à distância para conter a disseminação do vírus.
Segundo Dra. Flávia Villas-Bôas, Oftalmologista do HHCL, é notório o aumento de algumas queixas, "As pessoas passaram a se relacionar mais através do eletrônico, das telas, e isso faz com o que gente tenha mais dificuldade de piscar, tenha mais dificuldade de manter a visão, os olhos lubrificados. Essa questão do relacionamento através do eletrônico faz com que a visão seja muito solicitada. Nós temos hoje em dia, e já estávamos tendo antes da quarentena, uma síndrome, que é a Síndrome Visual Relacionada aos Computadores (CVS). Já havia sido percebido isso antes da pandemia e agora, pelo uso mais frequente dos eletrônicos, se agravou bastante”.
A CVS é o conjunto de sintomas que pode aparecer em razão da exposição prolongada dos olhos às telas, principalmente computadores e celulares. Duas horas de exposição diária pode ser o necessário para desenvolver a síndrome.
Principais sintomas da CVS:
- Olhos irritados, vermelhos, secos ou lacrimejantes;
- Coceira;
- Fadiga
- Sensação de peso nas pálpebras;
- Dificuldade em conseguir foco e enxaquecas.
Pessoas que têm algum erro de refração estão mais vulneráveis a CVS, pois o esforço do músculo ocular para focar a imagem em uma tela, principalmente quando não se faz o uso dos óculos, pode levar os olhos a uma fadiga antecipada.
Ao sentir algum dos sintomas, é importante procurar um oftalmologista imediatamente e só usar medicação caso haja recomendação médica especializada. A automedicação com colírios, por exemplo, pode prejudicar o diagnóstico de problemas oculares e causar irritação nos olhos.
Dicas para montar seu ambiente de trabalho em casa e evitar problemas oculares:
Ao sentir algum dos sintomas, é importante procurar um oftalmologista imediatamente e só usar medicação caso haja recomendação médica especializada. A automedicação com colírios, por exemplo, pode prejudicar o diagnóstico de problemas oculares e causar irritação nos olhos.
Dicas para montar seu ambiente de trabalho em casa e evitar problemas oculares:
- Controle o tempo que você fica utilizando as telas para o trabalho e diversão;
- O monitor deve ficar na direção dos olhos ou ligeiramente para baixo;
- A iluminação do ambiente onde o computador e a televisão são usados deve estar adequada. Evite lugares pouco iluminados, o contraste do local escuro com a luz do monitor pode prejudicar os olhos;
- Evite colocar o equipamento na frente da janela, pois o excesso de luz na direção dos olhos pode provocar a fadiga visual. Do mesmo modo, evite luminárias de mesa que direcionem as luzes diretamente para os olhos;
- Mantenha a tela do computador limpa.
Fonte: Dra. Flávia Villas-Bôas, Oftalmologista do HHCL, e CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia