Saúde Ocular e gravidez


Você sabia que uma gestante pode apresentar alterações visuais relacionadas aos hormônios? É isso mesmo. Durante a gravidez há muitas alterações hormonais no corpo da mulher, que mexem em todo o organismo e que podem afetar, também, os olhos, podendo ocasionar distúrbios temporários ou permanentes na visão.

Segundo especialistas, o aumento da progesterona, que é necessário para o desenvolvimento do bebê, pode afetar o colágeno da córnea. Com isso, os problemas oculares mais comuns apresentados pelas gestantes são:
  • Síndrome do Olho Seco - essa síndrome pode aparecer em razão da alteração hormonal, que ocorre durante a gestação, em conjunto com os fatores externos, como a exposição ao ar condicionado, poeira, fumaça, vento. Normalmente é algo temporário que costuma não permanecer após o nascimento do bebê. Sintomas: olhos vermelhos, coceira, sensação de corpo estranho.
  • Sensibilidade à luz - a sensibilidade da córnea pode reduzir durante a gestação (principalmente no último trimestre). Após o nascimento do bebê, costuma voltar ao normal.
  • Mudança no grau  - os hormônios também podem ocasionar o aumento da espessura e da curvatura da córnea, além do aumento da curvatura do cristalino, podendo aumentar o grau dos óculos (saiba mais sobre os erros de refração). Essa alteração também não costuma ser definitiva, voltando ao que era antes de sete a oito meses após o nascimento do bebê. Sintomas: dores de cabeça e tontura.
  • Visão Manchada e/ou Pontos Pretos na Imagem - esses sintomas podem ser sinal de pressão alta. Caso aconteça com você, procure um médico imediatamente. Níveis muito altos de pressão sanguínea podem provocar o descolamento da retina.
  • Desdobramentos da Pré-eclâmpsia - a pré-eclâmpsia é um estado de hipertensão e geralmente ocorre após a 20ª semana de gravidez. Cerca de 5% a 8% das gestantes apresentam sinais pelos olhos, com a perda temporária da visão, maior sensibilidade à luz, visão embaçada ou formação de halos (círculos brilhantes ao redor de uma fonte de luz) ou flashes.
  • Desdobramentos da Diabetes Gestacional - as altas taxas relacionadas ao diabetes podem provocar problemas de visão relacionados à nitidez e ao foco. Esses problemas podem ser a hemorragia vítrea, o glaucoma neovascular e a retinopatia diabética. Aproximadamente 7% das gestantes desenvolvem a doença no Brasil.
Caso a gestante apresente qualquer um desses sintomas oculares, o ideal é procurar um oftalmologista imediatamente. 

Fonte: CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia



  • 1
Exibindo 1 de 1