A história da Oftalmologia
No último domingo, 10 de outubro, o HHCL completou 62 anos. E, para comemorar, hoje iremos falar um pouco mais sobre a história da oftalmologia.
A Oftalmologia é considerada uma das especialidades mais antigas da medicina, pois, apesar de na Idade Média ela ser praticada de um a forma não organizada, os seus estudos são realizados desde os tempos remotos. A história confere aos egípcios antigos as primeiras descobertas da área, mas foram os gregos os responsáveis pelo avanço clínico da saúde ocular. Já os primeiros registros sobre a anatomia dos olhos surgiram a partir dos estudos de Hipócrates, considerado pai da medicina.
Cronologia
- Século XVII – Foram realizadas as primeiras descobertas na Oftalmologia, como, por exemplo, a refração ocular.
- Século XVII (1650) – Descoberto que na Catarata ocorre a opacificação do cristalino.
- Século XVIII – Os estudos sobre a Catarata, considerada uma doença semelhante ao Glaucoma, começaram a avançar. Apenas nesse momento, um século depois, que a teoria da opacificação do cristalino é aceita. Já no ano de 1750, ocorre um grande avanço no tratamento da Catarata. Apesar de se ter registros desde o ano 1000 d.C. da extração da catarata por agulha, apenas no século XVIII foi realizada a cirurgia por incisão inferior. Porém, em razão das limitações da época, essa técnica foi duramente criticada durante muito tempo pois, muitas vezes, a cirurgia ocasionava infecções que acabavam prejudicando ainda mais a visão.
- Século XIX – A cirurgia de catarata começa a ser mais aceita em razão de importantes descobertas na medicina: a anestesia geral e local, a sutura e a técnica cirúrgica com um corte menor nos olhos, tornando a cirurgia mais eficaz e mais segura.
- Século XX – Em 1949, foi desenvolvida e implantada a primeira lente de contato, feita de polimetilmetacrilato (PMMA), material também conhecido como vidro acrílico. Dez anos depois, uma nova lente, que adaptava melhor aos olhos e mais segura, foi criada. Porém, apenas na década de 80, com novos estudos, foram desenvolvidas as lentes que são usadas atualmente.
Curiosidades
- A Catarata e a pintura
É possível verificar mudanças nas obras do pintor impressionista Claude Monet que acompanham a evolução de sua Catarata. Com o passar do tempo, os contornos das obras vão perdendo definição e também começam a ficar mais monocromáticas.
(Curiosidade presente no livro Visão, o Espelho D’alma – A história da Catarata, Dr. Samuel Cukierman)
- A evolução da lente de contato
A primeira lente de contato foi desenvolvida em 1949 e o material era polimetilmetacrilato (PMMA). Enquanto estava na Segunda Guerra Mundial, Dr. Ridley percebeu que os estilhaços da cabine da aeronave, que eram fabricados desse material, eram facilmente absorvidos nos corpos dos pilotos e que, a inflamação que causava aos olhos, era irrisória. Entretanto o olho humano ainda é muito delicado e essas lentes eram grandes, rígidas e pesadas, não provocando uma fácil adaptação a quem se realizava o procedimento. Ainda assim, essa foi a opção utilizada durante 10 anos, até ser desenvolvida uma lente que melhor se adaptava.
Fonte: CBO - Conselho Brasileiro em Oftalmologia.
Fonte: CBO - Conselho Brasileiro em Oftalmologia.