Trauma Ocular
Você já imaginou o risco de levar uma bolada na cabeça?
Semana passada, uma torcedora do Goiás levou uma bolada no rosto enquanto assistia à partida Goiás x Brusque na arquibancada da Serrinha, ficando, temporariamente, cega como resultado de um trauma ocular.
O que é o Trauma Ocular
O trauma ocular é resultado de um acidente de menor ou maior gravidade que afeta um ou os dois olhos da pessoa atingida
Causas
São diversas as possibilidades de ocorrer um trauma ocular, seja em nossa casa, no ambiente de trabalho, em um passeio de carro, na prática de um esporte, ou, como no caso relatado, ao assistir um jogo.
O mais comum é que o acidente seja resultado de uma contusão, batida ou colisão contra o olho e que pode provocar desde um simples arranhão na córnea quanto a uma hemorragia ou descolamento de retina. A depender da gravidade, pode ainda desencadear algumas doenças oculares como a catarata precoce e o glaucoma.
Há também outras causas como o corte ou perfuração do globo ocular por um objeto perfurante, queimaduras, dentre outros.
Como evitar
Alguns traumas oculares são potencialmente previsíveis e poderiam ser evitados com o uso de algum equipamento de segurança, como óculos de proteção, uso do cinto de segurança, capacete. Entretanto, outros acidentes são impossíveis de prever.
Tratamento
O tratamento, clínico ou cirúrgico, dependerá das lesões observadas em cada situação. Em alguns casos, a perda da visão após um trauma ocular pode ser temporária, mas, a depender da gravidade, pode resultar na perda definitiva da visão. Em razão disso, é importante que após qualquer trauma ocular, o paciente busque imediatamente um hospital que atenda urgência e emergência oftalmológica para um primeiro atendimento e, posteriormente, agende uma consulta com o seu oftalmologista para o acompanhamento.
Um atendimento ágil pode ser determinante para a saúde dos seus olhos e pode salvar a sua visão.
Fonte: CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia