Como lidar com um deficiente visual
O dia 13 de dezembro é o Dia do Cego, data criada para conscientizar a população contra o preconceito e incentivar a solidariedade. Em 2016, o Brasil tinha 1,2 milhão de cegos e você, certamente, já deve tido contato com algum deles. Nesse encontro, teve alguma dúvida de como lidar com eles?
A primeira dica é não ignorar a deficiência do outro e entender que as pessoas são diferentes e que cada um tem necessidade e dificuldades distintas.
Depois dessa fase, pegue a visão e confira as outras dicas:
- Não presuma que todas as pessoas cegas ou com deficiência visual precisam de auxílio. Ao perceber que a pessoa está com dificuldade, fale com ela e pergunte como pode ajudar.
- Para auxiliar uma pessoa cega a sentar, informe se o assento tem ou não tem braço, coloque as suas mãos no encosto e deixe que ela sente-se sozinha.
- Ao explicar o caminho a uma pessoa cega, tente ser o mais claro e especifico possível e lembre-se de não complementar a explicação com gestos e indicações com as mãos.
- Não é preciso falar mais alto com uma pessoa cega, a não ser que ela também tenha uma deficiência auditiva.
- Nunca faça carinho ou chame a atenção de um cão guia. Ele está ali para auxiliar o dono que não enxerga e não deve ser distraído.
- Não fique constrangido caso precise usar as palavras “veja” e “olhe”. São expressões comuns e também utilizadas pelas pessoas cegas.
- Ao sair de perto de uma pessoa cega, avise. Ela pode não perceber e continuar falando sozinha.
Lembre-se: 70% dos casos de cegueira, aproximadamente, poderiam ser evitadas com acompanhamento regular ao oftalmologista. Cuide de sua saúde ocular.
Fonte: CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Fonte: CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia