Atendimento em Oftalmologia no HHCL durante a crise COVID-19

Atendimento em Oftalmologia no HHCL durante a crise COVID-19 (Coronavírus)

Para que o HHCL possa continuar cuidando de seus olhos, órgãos tão importantes no dia a dia, e muito mais em um momento em que precisamos saber para onde vamos e no que estamos tocando, estamos atendendo em nossa instituição. Para isso, diversos cuidados foram tomados de acordo com orientações oficiais de entidades como Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde da Bahia e Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (Nota Técnica novo Coronavírus 03/2020 de 20 de março de 2020).

Em nossos canais (veja a seguir) é possível esclarecer dúvidas, saber todos os tipos de atendimentos disponibilizados e fazer seus agendamentos.

Confira algumas medidas adotadas para a segurança de seu atendimento:

MEDIDAS

- Treinamentos e orientações constantes à equipe inteira;
- Reforço e maior frequência na higienização de todo o hospital e equipamentos necessários aos atendimentos;
- Disponibilização de álcool em gel para equipe, pacientes e todos que entrem no hospital;
- Colocação de uma pia na entrada do ambulatório SUS, para a higienização das mãos de todos os pacientes;
- Fornecimento de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, como máscaras, luvas, aventais, óculos, entre outros, para profissionais do Hospital;
- Afastamento para isolamento domiciliar de colaboradores e médicos com sinais/sintomas gripais, ou que tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados do COVID-19;
- Afastamento para isolamento domiciliar de colaboradores e médicos que tenham retornado de viagens intermunicipais (cidades com maior foco de contaminação), nacionais e internacionais;
- Reorganização das salas de espera para garantir o mínimo de um metro de distância entre os pacientes;
- Sinalização dos espaços internos e externos do HHCL para garantir a distância mínima entre pessoas, mesmo em eventuais filas;
- Otimização do fluxo de atendimento para evitar qualquer aglomeração;
- Realização de triagem para identificar possíveis sintomas gripais em pacientes e acompanhantes, antes de entrar para o atendimento.
Observações:
Pacientes com sintomas gripais serão atendidos somente em casos emergenciais mediante providências de proteção, como o uso de máscara cirúrgica fornecida pelo hospital;
Pacientes que estiverem em busca de atendimentos eletivos (não urgentes) não serão atendidos na unidade se tiverem com sintomas gripais, tiverem tido contato com casos suspeitos ou confirmados do COVID-19, ou se tiverem retornado de viagens. Todos serão orientados a seguir as orientações oficiais e a agendar atendimento futuro;
- Controle de entrada de acompanhantes na unidade, limitado a um (01) acompanhante para crianças, adolescentes e idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção e entendimento;
Observação: Acompanhantes com sintomas gripais ou submetidos a qualquer uma das circunstâncias de riscos listadas acima, não poderão acompanhar o atendimento médico e ficarão em sala de espera separada;
- Para pacientes SUS: Flexibilização da entrega de medicamentos oftalmológicos a pacientes através de representante portando: Receita e documentos pessoais e cartão do SUS do paciente.

Além da pandemia do COVID-19 (Coronavírus), o sistema de saúde continua sendo utilizado para atender pessoas com diversas outras enfermidades. O HHCL é uma instituição de saúde de média e alta complexidade, que precisa manter o atendimento para evitar danos sérios e até irreparáveis à visão e à vida das pessoas em sociedade.
A Oftalmologia é uma especialidade médica que lida com um dos sentidos mais determinantes para a autonomia humana, por isso, nós, profissionais do HHCL, deixamos nossas famílias e lares e nos colocamos na batalha, prontos a cumprir nossa missão que é cuidar de você!

Entre em contato conosco pelos canais de comunicação abaixo:

Convênio / Particular - Central de marcação: (71) 3234-9399 | WhatsApp: (71) 99939-6002 
Teleconsulta Particular - WhatsApp: (71) 99939-6002

QRCODE WhatsApp - Convênio / Particular / TeleConsulta Particular 


Agendamento SUS  - WhatsApp (71) 99174-0362 | E-mail: agendaibopc@hhcl.org.br
SUS - Informações: informesusibopc@hhcl.org.br

QR Code WhatsApp - SUS


Atenção: Estas informações referem-se ao atual contexto e podem sofrer alterações conforme orientações oficiais relativas ao controle do COVID-19 (CORONAVÍRUS). Fique de olho em nossas redes sociais e site!



FIQUE DE OLHO

- Seja responsável com você e com os outros. Evite sair de casa se não for por necessidade de ir ao mercado, à farmácia ou ao hospital;
- Lave sempre as mãos. A qualquer momento, ao tocar em qualquer coisa, ao tossir, espirrar, antes e depois de ir ao banheiro. Passe álcool em gel, sempre que possível. Neste momento as mãos limpas salvam vidas;
- Cubra boca e nariz, ao tossir ou espirrar. Se tiver lenço de papel, use-o e em seguida, jogue-o fora, se não tiver, cubra com a parte de dentro do braço, na altura do cotovelo que deverá estar dobrado;
- Se você ou alguém próximo a você estiver com sinais/sintomas gripais, fique em isolamento domiciliar;
- Cuide de seus idosos, mas não tenha contato presencial com eles. Monitore à distância e viabilize o que for necessário para que ele fique bem, mas não vá visita-lo. Idosos, assim como pessoas com doenças crônicas são do grupo de risco e podem ser infeccionados com maior gravidade;
- Só saia de casa para trabalhar se não houver a opção trabalhar à distância;
- O isolamento social é necessário nesse momento crítico, por isso, além de manter a distância mínima de um metro de qualquer pessoa, não de pode tocar, apertar a mão, abraçar ou beijar ninguém;
- Isolamento social não é férias, portanto, obedeça às orientações das autoridades e não frequente bares, restaurantes, shoppings, praias, quadras de esportes, igrejas e qualquer outro lugar que junte pessoas, nem mesmo festas familiares.
 

Editorial, 26.MARÇO.2020 | Postado em Notícias


  • 1
Exibindo 1 de 1